Frente Nacional e do RJ oferecerão Curso de Formação para novos debatedores

Publicado por: Mário Júnior | 20 de novembro de 2016 - 9:15pm

curso_site

Nos dias 3 e 4 de dezembro as Frentes Escola Sem Mordaça Nacional e Estadual do Rio de Janeiro realizarão o primeiro Curso de Formação de Debatedores e Multiplicadores contra os PLs do Escola Sem Partido e contra a imposição de censura aos educadores.

A atividade será realizada no Rio de Janeiro-RJ, tendo como sede a Escola de Serviço Social da UFRJ (Praia Vermelha).

As inscrições devem ser feitas por e-mail, enviando nome completo, contato telefônico/WhatsApp e entidade da qual o inscrito faz parte (como profissional, dirigente e/ou militante) para frenteeducacaorj@gmail.com. Para este primeiro curso serão disponibilizadas 40 vagas.*

 

Sobre o Curso

O Curso das Frentes Escola Sem Mordaça pretende formar debatedores e multiplicadores para os debates públicos e os enfrentamentos que se tornam cada vez mais necessários diante do avanço das propostas conservadoras que visam o controle da autonomia e da liberdade de expressão dos professores.

O Movimento Escola Sem Partido tem avançado na disseminação de desconfiança e mesmo ódio em relação ao ofício docente, o que tem se manifestado na judicialização da relação de ensino-aprendizagem e na censura dos debates nas escolas e universidades.

 

Módulos

O Curso de Formação será dividido em quatro módulos.

O primeiro abordará a questão jurídica e o debate legal em torno da escola, cidadania, direitos humanos e docência.

O segundo módulo trará um histórico do Programa, seus princípios e ações, descortinando os principais pressupostos do Escola Sem Partido.

No terceiro serão abordadas as reformas da educação, com especial enfoque nas reformas empresariais da educação, nos impactos da PEC 55/2016 e da reforma do ensino médio proposta pela MP 746/2016, para a construção da análise de conjuntura na qual o Escola Sem Partido se insere.

Por fim, os debates em torno das temáticas de direitos humanos, relações étnico-raciais e de gênero serão apresentados no quarto módulo, na tentativa de contraposição ao discurso do Escola Sem Partido.

Assim pretendemos debater os projetos de lei do Movimento Escola Sem Partido e congêneres, seus desdobramentos atuais, seu embasamento ideológico e as forças sociais que os sustentam, para que possamos combatê-las em todas as instâncias.

 

Programação

03/12/2016 (sábado)

Abertura, com representantes da Frente Nacional Escola Sem Mordaça, entidades sindicais e parlamentares

Módulo 1: O Projeto Escola Sem Partido e o Panorama Jurídico – Deborah Duprat (Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão)

Módulo 2: Movimento Escola Sem Partido: atores, princípios e ações – Professor Fernando Penna (UFF) e Coletivo Professores Contra o Escola Sem Partido (Diogo Sales, Fabiany Melo, Fernanda Moura, Mauricio Barbosa e Renata Aquino)

curso_site2

04/12/2016 (domingo)

Módulo 3: O Escola Sem Partido na Conjuntura das Reformas Empresariais da Educação – Professor Roberto Leher (Reitor da UFRJ)

Módulo 4: Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Relações de Gênero – Professora Carina Martins Costa (UERJ) e Professora Amana Mattos (UERJ)

 

* Atualização em 26/11: Este primeiro Curso de Formação não possuirá inscrições para o público em geral e os convites serão feitos às entidades por critérios definidos pela organização do evento.