Frente Nacional e do RJ realizaram primeiro Curso de Formação

Publicado por: Mário Júnior | 4 de dezembro de 2016 - 11:35pm

cursofrente1

A Frente Nacional Escola Sem Mordaça e a Frente Estadual do Rio de Janeiro realizaram o primeiro Curso de Formação de Debatedores e Multiplicadores contra os PLs do Escola Sem Partido e contra a imposição de censura aos educadores. O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro, no Rio de Janeiro-RJ – tendo como sede a Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Sobre o Curso

O Curso teve como objetivo formar debatedores e multiplicadores para os debates públicos e os enfrentamentos que se tornam cada vez mais necessários diante do avanço das propostas conservadoras que visam o controle da autonomia e da liberdade de expressão dos professores.

Apenas entidades convidadas pela organização do evento puderam participar desse primeiro Curso.

 

Resumo

cursofrente2

O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fernando Penna, abriu o Curso de Formação na manhã de sábado (03/12). Penna falou sobre os atores, princípios e ações do Movimento Escola Sem Partido.

cursofrente3

Deborah Duprat, Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público, apresentou o segundo módulo do Curso, abordando os aspectos legais que levam os Projetos do Escola Sem Partido à inconstitucionalidade.

Veja acima o vídeo no qual a procuradora Deborah Duprat responde a pergunta sobre o Ministério Público e o Escola Sem Partido.

Veja acima o vídeo no qual a procuradora Deborah Duprat fala sobre a importância de se debater o conteúdo dos PLs do Escola Sem Partido.

cursofrente4

Já no domingo (04/12), segundo dia do Curso, José dos Santos Rodrigues e Kênia Aparecida Miranda – professores da Faculdade de Educação da UFF – fizeram uma análise de conjuntura política, na mesa do terceiro módulo.

cursofrente5

A professora Carina Martins Costa (Universidade Estatual do Rio de Janeiro – UERJ) abriu o módulo de número quatro falando sobre autonomia docente, cultura de sentido e os PLs do Escola Sem Partido.

cursofrente6

Por fim, a também professora da UERJ, Amana Mattos, abordou o temário de gênero e sexualidade, encerrando o cronograma do Curso.

 

Fotos

Confira aqui o álbum de fotos do primeiro Curso de Formação de Debatedores da Frente Escola Sem Mordaça.

 

Cobertura ao Vivo

Confira as peças da cobertura ao vivo disponibilizadas na fanpage da Frente Estadual do Rio de Janeiro: